Vacina da Novavax contra covid-19 tem eficácia de 89,3%
A empresa americana de biotecnologia Novavax disse que sua candidata à vacina contra a covid-19 apresentou eficácia de 89,3% em ensaio clínico de fase 3 realizado no Reino Unido, e se manteve altamente efetiva contra a variante identificada no país. O imunizante também foi testado contra a variante detectada na África do Sul.
O teste britânico envolveu 15.000 pessoas com idades entre 18 e 84 anos, incluindo 27% acima de 65 anos.
Eficácia contra a cepa original do coronavírus foi de 95,6%, enquanto no caso da variante britânica, alcançou 85,6%. Foto: Dado Ruvic/Reuters
A análise preliminar da companhia informou que a variante identificada pela primeira vez na Grã-Bretanha, a B.1.1.7, foi detectada em mais de 50% dos casos.
A eficácia contra a cepa original do coronavírus foi de 95,6%, enquanto no caso da variante britânica, alcançou 85,6%. “Esta é a primeira vacina a mostrar não apenas alta eficácia contra a covid-19, mas eficácia significativa também contra as duas variantes detectadas no Reino Unido e na África do Sul”, disse o presidente e diretor-executivo da empresa, Stanley Erck.
Tecnologia
Diferentemente das vacinas da Pfizer e Moderna, que utilizam tecnologia de RNA mensageiro, a da Novavax injeta partes do coronavírus em humanos para provocar uma resposta imune. A proteína purificada é incapaz de causar a doença.
A vacina pode ser armazenada em temperaturas de refrigeradores comuns, de 2ºC a 8ºC, o que facilita a distribuição em países como o Brasil. Os resultados preliminares ainda devem ser submetidos para publicação e análise de outros especialistas.
A Novavax disse que começou a trabalhar em novas vacinas contra cepas emergentes no início de janeiro e espera selecionar candidatos ideais nos próximos dias, e então começar os testes clínicos no segundo trimestre do ano. As informações são do Estadão, Reuters e AFP.
Fonte: https://brpolitico.com.br/