Anvisa orienta serviços de saúde sobre prevenção de choques elétricos
Nota técnica recomenda adoção de medidas que evitem óbitos e lesões de pacientes provocados por choque, bem como o uso indicadores de monitoramento.
A Anvisa publicou a Nota Técnica 3/2021, que traz orientações sobre práticas seguras para a prevenção de lesões e óbitos de pacientes associados a choques elétricos durante a assistência em serviços de saúde. Além de recomendar a adoção de medidas preventivas quanto aos óbitos e lesões, o documento trata também de indicadores de monitoramento desses casos, classificados como never events – eventos que nunca devem ocorrer em serviços de saúde.
O conteúdo é destinado aos gestores e aos profissionais de saúde que atuam em Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs), em Gerências de Risco, em Gerências de Qualidade e em equipes de engenharia clínica ou de manutenção dos serviços de saúde. Também é voltado aos profissionais de Comissões de Tecnovigilância, de equipes cirúrgicas e de assistência à saúde em geral, bem como aos que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
Risco em serviços de saúde
Entre os riscos que podem estar presentes nos serviços de saúde, há o choque elétrico (risco físico) envolvendo instalações e equipamentos eletromédicos utilizados no diagnóstico e tratamento de doenças e na monitorização de pacientes. O choque pode ser definido como uma resposta fisiológica indesejável e desnecessária, provocada pela passagem de corrente elétrica através do corpo humano.
Nos serviços de saúde, esse evento pode ocorrer, por exemplo, devido à implantação de projetos físicos inadequados, desvios e incompatibilidades na execução do projeto de infraestrutura predial e à inexistência de programas e de procedimentos de manutenção das instalações elétricas e dos equipamentos de saúde. Também pode ocorrer por falhas em sistemas de aterramento e de isolamento de cabos e dispositivos elétricos.
De acordo com a Agência, entre dezembro de 2019 e novembro de 2020 foram notificados ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) um total de 22 never events envolvendo lesões graves e óbitos de pacientes associados a choques elétricos ocorridos durante a assistência prestada dentro dos serviços de saúde. O número representou 2,16% do total de notificações de never events feitas pelos NSPs dos serviços de saúde no período – sexto lugar entre os eventos que nunca devem ocorrer mais reportados ao sistema de notificação da Anvisa (Notivisa).
Embora menor em relação a outras ocorrências notificadas ao SNVS, um único evento desta natureza deve disparar a investigação de causas, além da proposição e implementação de um plano de ação no serviço de saúde, a fim de evitar novas ocorrências.
Confira agora no portal da Anvisa a íntegra da Nota Técnica 3/2021 – Práticas seguras para a prevenção de lesões e óbitos de pacientes associados a choque elétrico durante a assistência em serviços de saúde.
Fonte: https://www.gov.br/anvisa